O IMPACTO DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE DADOS NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE VIANA (ES)

Autores/as

  • Lilianne Ferreira Costa Vilela Secretaria Municipal de Viana – Prefeitura Municipal de Viana - Viana – ES, Brasil
  • Edilene Machado dos Santos Secretaria Municipal de Viana – Prefeitura Municipal de Viana - Viana – ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2286

Palabras clave:

Literatura infantil inclusiva, Inclusão, diversidade, perspectiva inclusiva

Resumen

O presente artigo busca promover uma reflexão acerca do papel da literatura infantil inclusiva no ambiente escolar do município de Viana (ES), mostrando como a inclusão de personagens e histórias que abordam a diversidade podem ampliar o horizonte de compreensão das crianças e permitir que elas desenvolvam uma visão mais ampla de si e do mundo que a rodeia, percebendo que a inclusão de pessoas com deficiência pode e deve acontecer em todos os contextos sociais. O trabalho foi realizado a partir de nossa proposta para o Setembro Verde, de onde partiu nossas primeiras análises e posteriormente pesquisamos que lugar este tipo de literatura ocupa nos Centro Municipais de Educação Infantil do Município de Viana (ES) sob o olhar dos pedagogos da rede. A partir dessas experiências pretendemos contribuir para a promoção da inclusão e da diversidade no ambiente escolar, por meio da valorização da literatura infantil inclusiva como ferramenta pedagógica essencial.

Publicado

14-06-2024

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Cómo citar

O IMPACTO DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE DADOS NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE VIANA (ES). (2024). Revista Ifes Ciência , 10(3), 01-08. https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2286

Artículos similares

1-10 de 65

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.