A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO IFES SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SALA DE AULA REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.270Palavras-chave:
inclusão escolar, deficiência intelectual, práticas pedagógicas, Ifes, docênciaResumo
Alunos com deficiência intelectual estão cada vez mais presentes em salas de aula regular, principalmente diante do apoio recebido das Nações Unidas (ONU) por meio de convenções e declarações sobre a pessoa com deficiência e pelos instrumentos legais brasileiros. Os principais autores utilizados neste trabalho foram Campos e Duarte (2011), Fiorini (2011), Brito e Campos (2013), Malki e Einat (2018), utilizando a abordagem histórico-cultural. O objetivo é descrever a percepção dos docentes sobre os fatores que influenciam no processo de inclusão dos alunos com DI em sala de aula. A pesquisa é descritiva e survey, utilizando questionário para coleta de dados, aplicado a 75 professores do campus, em uma oficina organizada em dois encontros presenciais. Os resultados apontam que os professores: (i) não perceberam que a quantidade de alunos com deficiência intelectual é significativa e que já estão em salas de aula; (ii) aprovam a inclusão de alunos com DI em sala de aula regular, mas ainda não se sentem preparados para a inclusão escolar desses alunos em suas turmas; e (iii) estão preocupados com a capacitação, motivo pelo qual a metodologia de ensino se apresenta como um dos principais fatores, juntamente com o envolvimento dos professores e a formação específica. Esta preocupação se justifica porque os professores acreditam que não aprenderam as melhores práticas pedagógicas essenciais à promoção da inclusão, também não perceberam que nenhum método de ensino é capaz, por si só, de abranger a variedade de experiências e comportamentos dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).