O IMPACTO DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE DADOS NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE VIANA (ES)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2286Palavras-chave:
Literatura infantil inclusiva, Inclusão, diversidade, perspectiva inclusivaResumo
O presente artigo busca promover uma reflexão acerca do papel da literatura infantil inclusiva no ambiente escolar do município de Viana (ES), mostrando como a inclusão de personagens e histórias que abordam a diversidade podem ampliar o horizonte de compreensão das crianças e permitir que elas desenvolvam uma visão mais ampla de si e do mundo que a rodeia, percebendo que a inclusão de pessoas com deficiência pode e deve acontecer em todos os contextos sociais. O trabalho foi realizado a partir de nossa proposta para o Setembro Verde, de onde partiu nossas primeiras análises e posteriormente pesquisamos que lugar este tipo de literatura ocupa nos Centro Municipais de Educação Infantil do Município de Viana (ES) sob o olhar dos pedagogos da rede. A partir dessas experiências pretendemos contribuir para a promoção da inclusão e da diversidade no ambiente escolar, por meio da valorização da literatura infantil inclusiva como ferramenta pedagógica essencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).