IDENTIFICAÇÃO E PROVENIÊNCIA DE FRAGMENTOS METÁLICOS ENCONTRADOS EM CRÂNIO HUMANO VIA ESPECTROSCOPIA DE RAIOS-X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDX)

Autores/as

  • Samara Testoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-2049-037X
  • Marcely Echeverria Oliveira Universidade Federal do Paraná – centro Politécnico
  • Wladimir Ribeiro Duarte Instituto Geral de Perícias (IGP) – Pelotas/RS
  • Lucas da Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas – campus Anglo
  • Guilherme Kurz Maron Universidade Federal de Pelotas – campus Anglo
  • Neftali Lenin Villarreal Carreño Universidade Federal de Pelotas – campus Anglo
  • Rafael Scorsatto Ortiz Departamento de Polícia Federal – Setor Técnico-Científico
  • Claudio Martin Pereira de Pereira Universidade Federal de Pelotas – Instituto de Química e Geociências

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2211

Palabras clave:

Ciências Forenses, projéteis, metais pesados, chumbo, análise elementar

Resumen

A análise de fragmentos metálicos em ossos perfurados pode determinar se houve ou não manipulação de projétil de arma de fogo (PAF). As características dos projéteis, como composição química, substâncias e resíduos gerados posteriormente ao disparo, podem contribuir para a elucidação de diversos processos criminais. O objetivo deste trabalho foi investigar a composição química de fragmentos metálicos presentes em perfurações de crânio humano, e relacioná-los ou não a um projétil de arma de fogo. Para esta investigação, utilizou-se análise de espectroscopia de raios-X por energia dispersiva (EDX) para obter a composição elementar semi-quantitativa do material analisado. A composição química dos fragmentos metálicos encontrados em perfurações cranianas foi semelhante à comumente encontrada em PAF, os quais apresentam Pb, Cu, Zn e Fe como elementos majoritários. A análise de EDX é uma técnica conveniente (custo-benefício), relativamente rápida e não-destrutiva, mostrando-se eficiente na discriminação de fragmentos metálicos presentes nos orifícios do crânio humano, sendo possível relacioná-los com disparos de armas de fogo.

IDENTIFICAÇÃO E PROVENIÊNCIA DE FRAGMENTOS METÁLICOS ENCONTRADOS EM CRÂNIO HUMANO VIA ESPECTROSCOPIA DE RAIOS -X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDX)

Publicado

01-10-2023

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Cómo citar

IDENTIFICAÇÃO E PROVENIÊNCIA DE FRAGMENTOS METÁLICOS ENCONTRADOS EM CRÂNIO HUMANO VIA ESPECTROSCOPIA DE RAIOS-X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDX). (2023). Revista Ifes Ciência , 9(3), 01-11. https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2211

Artículos similares

61-70 de 149

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a