ANÁLISE DAS RESERVAS, POTENCIALIDADES E DISPONIBILIDADES DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM MARACANAÚ-CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.346Palavras-chave:
Reservas, Águas subterrâneas, MaracanaúResumo
O desenvolvimento econômico e populacional verificado no município de Maracanaú localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) desencadeou uma demanda progressiva de água para o abastecimento. O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma análise quanto as reservas, potencialidades e disponibilidades das águas subterrâneas no município. Inicialmente, se fez uma revisão bibliográfica para compreensão dos aspectos socioeconômicos, geoambientais e hidrogeológicos da área de estudo, em seguida, se obteve dados técnicos dos poços que auxiliaram na caracterização dos sistemas aquíferos e por fim, foram coletados dados pluviométricos que auxiliaram nos cálculos das reservas, potencialidades e disponibilidades das águas subterrâneas. Os resultados dos cálculos de reserva, disponibilidade e potencialidades, demonstram que apesar de volumes significativos de águas nos aquíferos da área de estudo, estes não são suficientes para atender a demanda no abastecimento público, mas, essas águas são importantes reservas hídricas para situações emergenciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).