EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE CAFÉ CONILON SUBMETIDAS A ADUBAÇÃO FOSFATADA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.866Palavras-chave:
Coffea canephora; fosfato de sódio; sementesResumo
A produção de mudas de café Conilon a partir das sementes apresenta algumas dificuldades em seu processo, para reverter tais circunstâncias se utiliza fósforo. Objetivou-se avaliar a aplicação de crescentes doses de fósforo na produção de mudas de café Conilon com o intuito de acelerar o processo de desenvolvimento e produzir plantas mais vigorosas. O projeto foi composto por cinco doses de Fosfato de Sódio Monobásico Monohidratado (0,00;0,04; 0,08; 0,12; 0,16 g/mol), aplicados junto com a irrigação. As sementes utilizadas foram da variedade Conquista ES 8152. O experimento constou de deliamento em blocos casualizados. Os parâmetros avaliados foram o índice de velocidade de emergência, índice de plantas normais e anormais, presença de segundo par de folhas, altura da parte aérea, peso fresco e seco da parte aérea. A estatística foi efetuada pelo programa RStudio, no qual submeteu os dados a análise de variância, analise de variância da regressão e para os injustificáveis foram efetuados ajustes de modelos mais apropriados. Os resultados mostram que em todos os parâmetros avaliados, não houve efeitos significativos para a aplicação de fosfato de sódio por irrigação em solos com a presença inicial de super fosfato simples, por proporcionar um alto nível de plantas anormais, ou plantas normais de baixo vigor, porte e peso. Sendo a dose zero (0,00 g/mol), o tratamento que obteve os melhores resultados. Tal fato pode ser explicado pela fitotoxidez do fósforo, proporcionada pelas diferentes doses, bem como a presença de sódio no produto
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).