INTRODUÇÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS DO GÊNERO MONOGRAFIA: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE REFERÊNCIAÇÃO E PROCESSOS DE RETOMADA À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.275Palavras-chave:
Introduções, Considerações Finais, ReferenciaçãoResumo
Este artigo faz uma abordagem a respeito das principais estratégias de referenciação, progressão e cadeias referenciais utilizadas em introduções e considerações
finais do gênero monografia. O objetivo é mostrar a organização e os processos de retomada textual desses componentes à luz da Linguística Textual, para isso utilizou-se uma abordagem teórico-metodológica da análise de gênero, baseada na nova retórica de Miller (1984, 2012), Bazerman (2005), Koch (2006, 2009). No processo de dados, o corpus a ser investigado constituir-se-á de monografias produzidas nos anos letivos de 2012 e 2013, no curso de Letras Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A caracterização dessas estratégias de referenciação evidenciou as escolhas linguísticas e mostrou as dificuldades encontradas pelos alunos na construção argumentativa de suas introduções e considerações finais, mostrando o desconhecimento de estratégias de retomadas nesses subgêneros textuais, tanto no que se refere à temática ou problemática levantada na introdução, que deveria ser explorada nas considerações finais, quanto ao uso de termos que poderiam evitar a repetição do termo utilizado para o objeto-do-discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).