MÉTODO HOLMESIANO E SUA INFLUÊNCIA À LUZ DA PEDOLOGIA FORENSE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2206Palabras clave:
análise de solo, ciências forenses, investigação, SherlockResumen
Em uma de suas famosas histórias, o detetive fictício Sherlock Holmes aplica a observação e dedução para dizer que seu amigo esteve em determinado lugar pelo tipo de “terra” em seu sapato. Em investigações criminais existem vários métodos de análises para chegar à conclusão dos suspeitos e para elucidar a causa mortis, e uma destas é a de vestígios de solo. Os criminosos nem sempre atentam a um detalhe: o barro aderido à sola do sapato ou à pele pode permitir aos especialistas em análise de solos confirmarem se uma pessoa ou objeto fez parte da cena de um crime ou não. O solo constitui uma forte evidência capaz de conectar um suspeito ou objeto a determinada posição no espaço, devido ao seu potencial de transferência e persistência em superfícies. Assim, o solo pode ser usado para fins investigativos durante o inquérito policial com o propósito de validar ou comparar vestígios, podendo ser incluído nos autos, apresentado nas oitivas e nas audiências de ações penais. Neste trabalho de revisão bibliográfica, os dados obtidos foram coletados de livros do gênero romance policial, de artigos e de trabalhos encontrados em sites de buscas sobre os temas envolvidos. Os resultados encontrados são prósperos na área da pedologia forense, e propõem integrar diferentes áreas do conhecimento, e dar suporte técnico-científico às diversas investigações relativas à justiça. Neste sentido, esta revisão revelou que a dedução feita por Holmes há mais de 130 anos é validada por artigos científicos na área da pedologia nos dias atuais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).