A METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING (TBL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Andressa Solane Moreira Costa Ifes
  • Josiane Brunetti Cani Ifes
  • Elizabete Gerlânia Carlon Sandrini Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1382

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL); ensino-aprendizagem; Matemática.

Resumen

Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de prática pedagógica pela estrutura da Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), identificando suas potencialidades de forma a contribuir com um ensino da Matemática de forma mais ativa. Para isso, buscou-se o investimento em novas metodologias envolvendo o aluno na construção do próprio conhecimento, de forma crítica e reflexiva. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa fundamentou-se, teoricamente, nos estudos das Metodologias Ativas, com Ferreira, e na Aquisição do Conhecimento, com Anastasia. Atendendo aos princípios da TBL, por uma abordagem qualitativa, foram desenvolvidas etapas que nortearam a construção da prática pedagógica. Embora ainda não tenha sido aplicada, a estratégia parece indicar um caminho com as mais variáveis veredas em prol da aprendizagem ativa do mundo da matemática.

Publicado

24-09-2021

Número

Sección

Ciências Linguística, Letras e Artes

Cómo citar

A METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING (TBL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. (2021). Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-13. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1382

Artículos similares

221-230 de 247

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.