COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1915Palavras-chave:
resíduos sólidos;, coleta seletiva, condôminios residenciais, matriz SWOTResumo
A identificação, quantificação e caracterização dos resíduos sólidos urbanos são vitais para a elaboração de planos de gerenciamento. Os condomínios residenciais merecem destaque no gerenciamento, pois são grandes geradores de resíduos, uma vez que concentram elevado número de unidades habitacionais em pequena área. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças relativas à prática de coleta seletiva, tendo como estudo de caso um condomínio situado no município de Vila Velha/ES. Como etapas metodológicas foram realizados o levantamento de dados com auxílio de uma lista de perguntas e de visita guiada pelas responsáveis pela administração do programa e avaliado os resultados utilizando o método de análise SWOT. O valor de recicláveis gerados no condomínio foi de 81,42 kg.dia-1 apresentando percentual gravimétrico abaixo da média nacional. O resíduo sólido mais representativo dos dados quinzenais coletados foi o papelão (39%) e o menos observado, a caixinha Tetrapak* (0,3%). Foram verificadas fraquezas no programa como a ausência de ações de educação ambiental para melhorar a adesão dos condôminos e a mudança de gestão, que dificulta o desenvolvimento do mesmo. O estudo também levantou aspectos positivos, como alto potencial de geração de recicláveis, renda extra a partir da venda, bem como a parceria com a associação de catadores, gerando emprego e renda para os trabalhadores e suas famílias, reduzindo o volume de resíduos para os aterros sanitários e melhorando a consciência ambiental dos moradores, caracterizando-se, portanto, como uma prática sustentável relevante para um meio ambiente mais equilibrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).