A METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING (TBL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Andressa Solane Moreira Costa Ifes
  • Josiane Brunetti Cani Ifes
  • Elizabete Gerlânia Carlon Sandrini Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1382

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL); ensino-aprendizagem; Matemática.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de prática pedagógica pela estrutura da Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), identificando suas potencialidades de forma a contribuir com um ensino da Matemática de forma mais ativa. Para isso, buscou-se o investimento em novas metodologias envolvendo o aluno na construção do próprio conhecimento, de forma crítica e reflexiva. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa fundamentou-se, teoricamente, nos estudos das Metodologias Ativas, com Ferreira, e na Aquisição do Conhecimento, com Anastasia. Atendendo aos princípios da TBL, por uma abordagem qualitativa, foram desenvolvidas etapas que nortearam a construção da prática pedagógica. Embora ainda não tenha sido aplicada, a estratégia parece indicar um caminho com as mais variáveis veredas em prol da aprendizagem ativa do mundo da matemática.

Downloads

Publicado

24-09-2021

Edição

Seção

Ciências Linguística, Letras e Artes

Como Citar

A METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING (TBL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. (2021). Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-13. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1382

Artigos Semelhantes

211-220 de 247

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.