COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE METROVIÁRIO DA RMR
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1194Palabras clave:
Gestão ambiental, saúde pública, transporte público.Resumen
A Região Metropolitana do Recife – RMR é um complexo urbano formado por 14 municípios. O sistema de transporte coletivo de passageiros sobre trilhos que atende a essa região transporta, por dia, cerca de 400 mil passageiros, tendo como principais ramais as linhas centro e linha sul. Com este trabalho, objetivou-se realizar um levantamento do comportamento socioambiental dos usuários do sistema metroviário da RMR. O procedimento metodológico seguiu pesquisa de natureza qualitativa tendo como métodos a abordagem exploratória e descritiva in loco, mediante entrevistas não estruturada e registros fotográficos, objetivando prover percepções e compreensões no tocante a realidade foco do estudo. Apesar de as estações e plataformas estarem equipadas com lixeiras, muitos usuários do sistema metroviário lançam os resíduos sólidos no chão das estações, plataformas e trilhos, sendo a linha centro a mais impactada. É salutar a implantação de programas de educação ambiental continuada, capazes de promoverem mudanças comportamentais na população, adquirindo uma perspectiva consciente para o exercício da cidadania, permitindo o estabelecimento de relações mais justas entre o homem e o meio ambiente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).