AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SALAS DE AULAS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PUBLICA DE NOVA VENÉCIA-ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.344Palavras-chave:
Iluminação escolar, Conforto ambiental, Conforto visual, iluminânciaResumo
A iluminação adequada em ambientes escolares é fator importante para a saúde e o bom rendimento de alunos. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avalia a iluminação artificial das salas de aula de uma escola da Rede Pública de ensino na cidade de Nova Venécia – ES, verificando sua adequação às normas vigentes de luminotécnica (ABNT NBR ISSO/CIE 8995-1:2013). A metodologia inclui realização de medições in loco com luxímetro digital e aplicação do método dos lumens. Os resultados obtidos permitem afirmar que nenhuma das 13 salas de aula analisadas está adequada para atividades de ensino noturno. Apesar da normatização, e já ter sido comprovada a importância da iluminação no ambiente escolar, a pesquisa demonstra que o problema ainda persiste nesta escola pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).