AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SALAS DE AULAS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PUBLICA DE NOVA VENÉCIA-ES

Autores

  • Tereza Cristina de Souza Ayres
  • Raphael Melo Borges
  • Águida Silva Bullerjahn
  • Daniel Silva Souza
  • Gabriel Balbino dos Santos
  • Hiago Fernando Vagmaker Gonçalves
  • Layla Teixeira Viana

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.344

Palavras-chave:

Iluminação escolar, Conforto ambiental, Conforto visual, iluminância

Resumo

A iluminação adequada em ambientes escolares é fator importante para a saúde e o bom rendimento de alunos. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avalia a iluminação artificial das salas de aula de uma escola da Rede Pública de ensino na cidade de Nova Venécia – ES, verificando sua adequação às normas vigentes de luminotécnica (ABNT NBR ISSO/CIE 8995-1:2013). A metodologia inclui realização de medições in loco com luxímetro digital e aplicação do método dos lumens. Os resultados obtidos permitem afirmar que nenhuma das 13 salas de aula analisadas está adequada para atividades de ensino noturno. Apesar da normatização, e já ter sido comprovada a importância da iluminação no ambiente escolar, a pesquisa demonstra que o problema ainda persiste nesta escola pública.

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

Ayres, T. C. de S., Borges, R. M. ., Bullerjahn, Águida S., Souza, D. S., Santos, G. B., Gonçalves, H. F. V. ., & Viana, L. T. (2018). AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SALAS DE AULAS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PUBLICA DE NOVA VENÉCIA-ES . Revista Ifes Ciência , 4(2), 68-83. https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.344