AS PROPOSTAS E PROJETOS DO GOVERNO PROVINCIAL PARA COM A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESPÍRITO SANTO NO ALVORECER DO IMPÉRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i1.326Palavras-chave:
Instrução pública, Governo provincial, Espírito SantoResumo
O presente artigo apresenta os dados retirados da fonte histórica Memórias Estatísticas da Província do Espírito Santo escrita no ano de 1828, escrit por Ignacio Accioli de Vasconcellos. Tais dados referem-se à instrução pública, como a educação era chamada no Brasil do século XIX, desse modo, as referidas memórias relatam quase todos os anos da gestão de Vasconcellos à frente da presidência da província do Espírito Santo (1824 a 1829). Por meio dessas informações, são discutidas as propostas e os projetos do governo provincial para com a instrução pública no Espírito Santo no alvorecer do Império Brasileiro. O cenário apresentado por Vasconcellos revela que essa região do Império Brasileiro, nesses anos, não destoava da realidade nacional: poucos e mal remunerados professores e ausência de uma estrutura educacional básica estabelecida, tendo como grande consequência as altas taxas de analfabetismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).