ELABORAÇÃO DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS PARA PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.944Keywords:
química, aulas práticas, baixo custoAbstract
O conteúdo de processos de separação de misturas contém uma grande variedade de técnicas, que são utilizadas na purificação da água, na indústria química e em nossas casas. Para melhorar o processo de ensino e aprendizagem deste assunto é preciso associar aulas teóricas e práticas. Porém, muitas vezes a realização de experimentos é impossibilitada pela falta de recursos. Assim, neste trabalho, foram pesquisadas e testadas práticas sobre os processos de separação de misturas com reagentes e materiais de baixo custo. Os experimentos envolvendo os processos de filtração, decantação, floculação, destilação, cristalização, sublimação, separação magnética, extração e cromatografia foram pesquisados em revistas on-line, livros, apostilas, sites e vídeos do YouTube da área de ensino de Ciências e, depois, testados e ajustados. Experimentos envolvendo os seguintes temas foram selecionados: filtração simples, filtração a vácuo, adsorção usando carvão ativado, decantação líquido-líquido, construção de uma centrífuga, simulação da floculação e da filtração das estações de tratamento de água, destilação usando lâmpada incandescente, crescimento de cristais com o uso de vinagre e de sulfato de cobre II penta-hidratado, sublimação da naftalina e do iodo, separação do fubá e limalha de ferro, extração de óleo da casca de laranja e de DNA da cebola, cromatografia em papel com canetas esferográficas e hidrográficas, e cromatografia em giz com canetas hidrográficas. Então, foi elaborada uma apostila contendo os roteiros de cada um desses experimentos para ficar à disposição dos professores de química do Ifes campus Colatina para uso com as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).