LITERATURA E MÚSICA: O CONTO “O MOÇO DO SAXOFONE” DE LÍDIA TELLES NA AULA DE EDUCAÇÃO MUSICAL

Authors

  • Mara Pereira da Silva

Keywords:

Literatura, Leitura, Moço do saxofone, Educação Musical

Abstract

O estudo aqui proposto discute a relação da música e da literatura, por meio do conto “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles, para a formação do leitor literário na aula de Educação Musical, aproximando essas áreas e contribuindo em propostas didático metodológicas para desenvolver trabalhos com o texto literário na Educação Musical. A metodologia empregada para a construção desse texto foram baseados em fontes bibliográficas de autores das áreas de Literatura, Música, Antropologia, e outros.   Os resultados indicam que por meio do conto “O moço do saxofone pode trabalhar nas aulas de Educação Musical conteúdos como funções da música na sociedade, paisagem sonora, parâmetros do som ou qualidades do som e Mercado de trabalho dos músicos. Ao desenvolver essa proposta em sala de aula, o professor estará contribuindo no arcabouço cultural literário dos alunos em outras disciplinas do currículo, em que se inclui a música, visto que o conto permite diversas interpretações.

Published

18-12-2019

Issue

Section

Artigos científicos

How to Cite

LITERATURA E MÚSICA: O CONTO “O MOÇO DO SAXOFONE” DE LÍDIA TELLES NA AULA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. (2019). Revista Ifes Ciência , 1(1), 53-61. https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/414

Similar Articles

11-20 of 104

You may also start an advanced similarity search for this article.