A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS

Authors

  • Jéssica Figueiredo Paulucio Paulucio
  • Letícia Queiroz de Carvalho

Keywords:

Leitura crítica, Experiência, Conto infantojuvenil

Abstract

O objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho.

Published

18-12-2019

Issue

Section

Artigos científicos

How to Cite

A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS . (2019). Revista Ifes Ciência , 1(1), 43-52. https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/412

Similar Articles

1-10 of 42

You may also start an advanced similarity search for this article.