ANÁLISE NUMÉRICA DA TEORIA DE PLACAS VIA MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v3i2.339Keywords:
Engenharia estrutural, Diferenças finitas, Teoria das placas delgadasAbstract
A ampla aplicabilidade das placas delgadas em engenharia estrutural impõe uma demanda de otimização no que tange aos métodos utilizados na análise de tais elementos. Dentre as técnicas disponíveis, o método de diferenças finitas (MDF) se destaca pela formulação matemática e implementação relativamente simples. No presente artigo é proposta a análise de placas delgadas sujeitas a carregamento uniforme nas condições de apoio simples e engaste via algoritmo autoral com base no MDF. Os resultados são comparados com soluções analíticas e com uma análise pelo programa SAP2000, demonstrando aderência consolidada das diferenças finitas com ambas vertentes de validação. O estudo revela o grande potencial do MDF nos campos acadêmico e prático voltados ao problema deformacional de placas.
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).