SIMULAÇÃO DA SUPERVISÃO REMOTA E INTELIGENTE VIA “INTERNET OF THINGS (IoT)” DE UM SISTEMA PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM EDIFICAÇÕES CIVIS COM USO DE MOTOBOMBAS ELEVATÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2837Palavras-chave:
internet das coisas, nodemcu esp8266, sistema fuzzy, cavitação, aplicativo androidResumo
A água é um insumo primordial para a manutenção da vida, e seu abastecimento em edificações com elevada altura de recalque é realizado com uso de motobombas elevatórias, sendo que esses equipamentos em operação estão sujeitos a estresses eletromecânicos e consequentemente a ocorrência de falhas causadas por diversos fatores. Um desses fatores é a cavitação nos rotores da bomba, que submetem o material deste equipamento aos desgastes erosivos ocorridos em função de micro implosões de bolhas de vapor, fenômeno gerado em fluidos líquidos bombeados por variação da pressão a qual o fluído está submetido. Nesse trabalho é apresentada a arquitetura e a simulação da operação do sistema embarcado que foi desenvolvido para o acionamento e a supervisão do uso de duas motobombas, aplicadas ao abastecimento de água em edificações civis. As motobombas são acionadas em modo alternado para suprirem a demanda de abastecimento, sendo monitorada a temperatura de operação da bomba para aplicação de um sistema fuzzy de diagnóstico quanto à tendência de ocorrência de cavitação. Toda a operação do sistema de abastecimento pode ser monitorada com uso de um aplicativo móvel processado por smartphone, desenvolvido sobre a plataforma Android. Os testes realizados para modos distintos de operação, bem como, o diagnóstico e a sinalização da condição de aquecimento da bomba, comprovaram a validade da proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).