ANÁLISE DINÂMICA DO MODELO DE VIGA DE EULER-BERNOULLI VIA MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i1.325Palavras-chave:
modelo dinâmico de Euler-Bernoulli, diferenças finitas, vibração transversalResumo
Este artigo lida com a solução numérica do modelo dinâmico de Euler-Bernoulli a partir de uma formulação em diferenças finitas (MDF). De forma preliminar, é realizada uma análise de vigas com distintas configurações de vinculação, de forma a estabelecer uma relação entre a eficiência da convergência numérica e a forma de restrição dos graus de liberdade nos apoios. Na sequência, um teste de vibração forçada restrito a um carregamento súbito uniforme é executado e nele determinam-se os deslocamentos transversais da viga, tal como uma análise focada nos pontos críticos da curva de deflexão para as quatro condições de suporte testadas. As soluções analíticas são utilizadas como base para mensurar a performance do MDF, que, neste contexto, mostra-se como ferramenta assertiva, apresentando bons resultados para todos experimentos numéricos realizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).