A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA CONVERSA SOBRE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO DESDE PÓLYA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.245Keywords:
Resolução de problemas, Educação Matemática, Formação de professores, CurrículoAbstract
G. Pólya deixou um legado em Resolução de Problemas maior do que o modelo das “quatro fases” que um resolvedor de problemas percorre para solucioná-los.
Para além dessa perspectiva mundialmente conhecida depois do seu How to Solve It, Pólya preocupou-se com o papel da resolução de problemas no ensino e nos currículos
escolares, bem como com a formação de professores, preocupações expressas em livros que sucederam as ideias iniciais. Outros ensinamentos foram revelados em entrevista de 1978 a Kilpatrick – seu aluno, monitor e seguidor. Kilpatrick, por sua vez, forneceu detalhes a respeito da gestão da Resolução de Problemas por Pólya, contados a H. Guimarães – seu orientando em pós-doutoramento – em outro depoimento recente. A entrevista que agora aqui se apresenta objetivou trazer ao primeiro plano o quanto e como as ideias de Pólya favoreceram a aprendizagem em Matemática até hoje, ditas por quem investiga o tema e as aplica na formação de professores no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).