UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA

Authors

  • Águeda Cardoso de Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil
  • Lara Colvero Rockenbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil
  • Daniele Trajano Raupp Departamento de Química Orgânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil
  • José Ribeiro Gregório Departamento de Química Inorgânica, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2438

Keywords:

educational product, chemical kinetics, meaningful learning, didactic sequence

Abstract

This article presents a didactic sequence developed at PROFQUI, the National Network Professional Master program at the Federal University of Rio Grande do Sul, where potentially significant teaching material is applied, focused on the teaching of Chemical Kinetics. The Didactic Sequence contextualized low-cost practices for its execution, involving the Predict, Observe and Explain technique with the technological resource podcast as a means of guiding the practices. The participating public were two second-year high school classes from a public school in Porto Alegre. Data analysis was carried out through the collection of initial and final questionnaires and conceptual maps. The results indicate an expansion in the students’ cognitive structure of which were able to outline the key concepts of the teaching subject using instructional video, which could be deepened through experimental practices. The success of this proposal remains clear with the construction of the two proposed conceptual maps: one prior of the realization of the activities e other after, showing the appropriation of the knowledge by the students. The P.O.E technique, combined with experimental activities, places the student as an active subject in the learning process, as well as mobilizing the willingness to learn.



Author Biographies

  • Águeda Cardoso de Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil

    Possui graduação em Química pela Universidade. É Mestre em Química pelo PROFQUI/ UFRGS. Atua como professora de química rede básica estadual do RS. Doutoranda em Educação em Ciências pelo PPgECi - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

  • Lara Colvero Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil
    Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e é mestre em Química pelo PROFQUI/UFRGS (2020). Atuou como professora de química e ciências na rede básica estadual do RS. É doutoranda em Educação em Ciências pelo PPgECi - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: contextualização, transdisciplinaridade, plantas medicinais, educação popular, teorias de aprendizagem, aprendizagem significativa, recursos didáticos, alfabetização visual e ensino de estereoisomeria.

     

  • Daniele Trajano Raupp, Departamento de Química Orgânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGQVS) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino, iniciação científica, contextualização e historicidade no ensino de química e formação de professores de química. Possui graduação em Química Licenciatura (2008) e mestrado em Ensino de Ciências (2010) pela Universidade Luterana do Brasil e doutorado (2015) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal do Rio Grande do sul. Atuou durante 10 anos como docente no Centro Universitário Metodista do IPA e 6 anos na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha.

  • José Ribeiro Gregório, Departamento de Química Inorgânica, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil

    Possui Bacharelado (1988) e Mestrado (1992) em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Chimie Organique et Organométallique pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie, 1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, epoxidação, hidroformilação, hidrossililação, oleoquímica e química inorgânica. Também atua com formação de professores, a nível de Graduação e de Pós-Graduação.

Presents a summary of the didactic sequence, main resources and objectives.

Published

25-03-2024

How to Cite

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-22. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2438

Similar Articles

51-60 of 132

You may also start an advanced similarity search for this article.