COMPARAÇÃO VISUAL DE BIOPLÁSTICO DE AMIDO DE MILHO COM E SEM ADIÇÃO DE NANOCELULOSE DA PSEUDOCAULE DE BANANEIRA

Autores

  • Laura Carvalho da Silva Coordenadoria de Química Industrial, Av. Mogi das Cruzes, 1501 - Parque Suzano, Suzano - SP, Instituto Federal de São Paulo- Câmpus Suzano. 08673-010- Suzano- SP, Brasil.
  • Ítalo Vieira Dias Coordenadoria de Química Industrial, Av. Mogi das Cruzes, 1501 - Parque Suzano, Suzano - SP, Instituto Federal de São Paulo- Câmpus Suzano. 08673-010- Suzano- SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2404

Palavras-chave:

bioplástico,, amido, fibras, celulose

Resumo

O estudo da produção de bioplástico de amido de milho é uma alternativa para a substituição de filmes ou plásticos originados de fontes não biodegradáveis e não renováveis. Assim, o objetivo deste artigo é analisar visualmente o bioplásticos que tem como princípio-ativo o amido de milho, através da adição de nanocelulose de fibras de pseudocaule de bananeira, a fim de atingir um bioplástico com melhores características visuais. A pseudocaule foi submetida ao processo de corte, secagem, trituração, branqueamento, explosão de vapor e hidrólise ácida com ácido oxálico, a fim de obter um fino material particulado. Para a formulação final do bioplástico com acréscimo de nanocelulose, testou-se teores de 1% e 0,5% de material celulósico e 4% e 5% de amido de milho. Ao fim obteve-se um filme plástico que apresentou melhores características com teores de 1% de nanocelulose e 5% de amido de milho ao comparar com o filme plástico que não contém o acréscimo de material celulósico.  Após publicado, o presente trabalho busca contribuir técnica e cientificamente para a área de estudo e redução dos danos ambientais causados pelos polímeros convencionais presentes no comércio atual.

The environment is a current problem and the study to develop bioplastics made from starch and cellulose from the banana pseudostem is a contribution to the future.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Carvalho da Silva, L., & Vieira Dias, Ítalo . (2024). COMPARAÇÃO VISUAL DE BIOPLÁSTICO DE AMIDO DE MILHO COM E SEM ADIÇÃO DE NANOCELULOSE DA PSEUDOCAULE DE BANANEIRA. Revista Ifes Ciência , 10(1), 01-08. https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2404

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra