MÁQUINA DE VETORES DE SUPORTE PARA CLASSIFICAÇÃO DE ANOMALIAS EM TRILHO A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DE TEXTURA DE IMAGENS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1830Palavras-chave:
processamento de imagens, ferrovia, inspeção de ferrovia, Máquina de Suporte VetorialResumo
O sistema ferroviário desempenha uma função importante no transporte de carga e de pessoas de um país. Para garantir a qualidade e segurança dos serviços, as empresas que detêm a concessão de malhas ferroviárias precisam ter como foco a manutenção e preservação dos trilhos. Este trabalho propõe uma ferramenta computacional que auxilia na classificação de danos encontrados na superfície dos boletos dos trilhos a partir de imagens capturadas por câmeras. Os trilhos foram classificados em três categorias, a depender do grau de severidade do dano apresentado no boleto: trilhos com o boleto em boas condições, trilhos com o boleto apresentando danos que podem ser reparados com esmerilhamento e trilhos com boletos apresentando danos severos que exigem substituição imediata. Neste trabalho foram executadas técnicas de extração de características a partir da análise de textura, espalhamento e distribuição estatística dos níveis de cinza das imagens dos trilhos. As características extraídas serviram de dados de entrada para um classificador de Máquina de Vetores de Suporte SVM. O método de classificação proposto atingiu uma acurácia média de 95,74% e uma precisão média de 96,21%. Os resultados alcançados mostram que a ferramenta proposta é promissora e pode ser aplicada na inspeção de trilhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).