ANÁLISE DE DESEMPENHO DO TRANSFORMADOR DE POTÊNCIA ISOLADO A ÓLEO VEGETAL EM RELAÇÃO AO TRANSFORMADOR DE POTÊNCIA ISOLADO A ÓLEO MINERAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.629Palavras-chave:
transformador de potência, distribuição de energia, óleo isolante, óleos vegetais, avaliação de desempenhoResumo
A utilização dos transformadores de potência é imprescindível para a continuidade de operação do sistema elétrico. Um dos componentes importantes do transformador é o óleo isolante, responsável por seu isolamento elétrico interno e sua refrigeração. Com a crescente preocupação ambiental, viu-se a necessidade de buscar novas alternativas para o sistema de isolamento dos transformadores, uma vez que o óleo mineral isolante é proveniente do petróleo, considerado tóxico, nocivo ao ambiente e de baixa biodegradabilidade. Pesquisas atuais mostraram que o óleo vegetal isolante é uma alternativa a ser considerada por empresas do setor elétrico, por ser um fluido biodegradável, com ponto de fulgor e combustão elevados, sendo caracterizado como um fluido com maior segurança. Este trabalho analisa as vantagens técnicas e operacionais da utilização do óleo vegetal isolante comparado com o óleo mineral isolante. São verificadas suas características físico-químicas, implicações ambientais em caso de derramamento, bem como implicações de segurança quanto ao ambiente de instalação. Conclui-se que o óleo vegetal apresenta vantagens na maioria dos aspectos operacionais e ambientais e também nos requisitos de instalação para segurança e confiabilidade operacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).