ESTIMATIVA DO TEMPO DE VIDA ÚTIL PARA MOTORES AERONÁUTICOS COMERCIAIS: UMA ABORDAGEM RECORRENTE E CONVOLUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.761Palavras-chave:
Rede Neural Recorrente Convolucional, Modelos Prognósticos, Manutenção Preditiva, Conjunto C-MAPPSResumo
O desenvolvimento de modelos prognósticos possui uma grande importância no campo industrial, uma vez que a utilização da manutenção preditiva, em detrimento da corretiva ou preventiva, permite a minimização de custos de manutenção. Todavia, a criação de modelos baseados na coleta de dados históricos esbarra em dificuldades devido à baixa disponibilização de conjuntos que atendam à característica citada, o que favorece a utilização do banco de dados oriundo do Commercial Modular Aero-Propulsion System Simulation (C-MAPSS) para a proposição dessas tecnologias. O texto corrente propõe um modelo recorrente convolucional que estime o tempo de vida útil dos motores aeronáuticos contidos no conjunto C-MAPSS, em que o uso de camadas recorrentes e convolucionais possui o objetivo de interpretar os dados de forma temporal e identificar as características importantes para a estimativa do tempo operacional restante dos equipamentos. Além disso, o artigo aborda os dados de forma conjunta, ao invés da metodologia em frotas, comum aos estudos anteriores a esse, como forma de obter um poder de generalização maior no modelo em questão. Os resultados obtidos são confrontados com os de outros modelos e com soluções de outros autores, sugerindo que o modelo proposto seja uma boa alternativa para a resolução do problema em questão, apresentando uma Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE) de 19,7948 ciclos para os dados conjuntos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).