APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SENSORES NA INTERNET DAS COISAS (IoT)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.769Palavras-chave:
Internet das Coisas, Redes de Sensores Sem Fio, Outliers, Qualidade da InformaçãoResumo
Nas infraestruturas da Internet das Coisas é possível encontrar uma grande variedade de sensores de baixo custo, formando uma rede que gera um grande volume de dados, muitos deles anômalos e que podem impactar nas aplicações que os utilizam. Neste artigo demonstramos que, com algoritmos estatísticos e filtragem dos dados na borda da rede dos sensores, podemos identificar e eliminar esses dados anômalos. Através de um protótipo com dois sensores de temperatura, testamos dois algoritmos estatísticos de detecção de dados anômalos, que devidamente filtrados na borda, contribuem para o aumento da confiabilidade dos dados a serem armazenados e/ou consumidos por aplicações e/ou usuários diretamente. A Qualidade da Informação tem papel fundamental para esta confiabilidade e se relaciona com as diversas dimensões da avaliação, algumas das quais exploradas neste trabalho. Os resultados demonstram que esta avaliação detecta muitos dados coletados que podem ser descartados, contribuindo com as infraestruturas e aplicações que fazem o uso deles.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).