“ABAIXO DE ZERO”: A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESPÍRITO SANTO (1846 - 1859)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.436Palavras-chave:
Instrução Pública, Trajetórias profissionais, Presidentes da provínciaResumo
Os relatórios dos presidentes de província do período imperial brasileiro abordavam diferentes temas relativos à administração pública provincial, dentre eles a instrução pública. Nesses documentos da província do Espírito Santo, nos anos 1846 a 1859, encontram-se apontamentos sobre essa temática em duas direções: os significados da instrução pública e os problemas concretos que a cercavam e transpassavam, sendo que o segundo direcionamento dos discursos predominava em relação ao primeiro. Comparando esses relatórios com os produzidos em período anterior, qual seja 1833 a 1844, nota-se um aumento considerável da preocupação dos presidentes de província com as condições materiais da instrução pública. As discussões sobre os significados da instrução pública, referenciados na civilização e na religião, ganham menor espaço nas falas presidenciais se comparadas com o destaque que possuíam no período 1833 - 1844. Para explicar a mudança de perspectiva nesses discursos, desenvolveu-se uma investigação das ocupações profissionais pregressas dos presidentes de província dos períodos analisados, descobrindo-se que do primeiro (1833 - 1844) para o segundo (1846 - 1859) período analisados houve um aumento significativo de presidentes que passaram pela experiência de ocupar uma vaga nos legislativos provincial ou nacional, o que expôs essas autoridades aos debates relativos às realidades social, econômica e política regional e nacional como negócios de Estado, incluindo nessas dimensões a instrução pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).