Detecção de Ferimentos Cutâneos a Partir de Imagens com o Auxílio de Inteligência Artificial

Autores

  • Anizio Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • André Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3019

Palavras-chave:

inteligência artificial, detecção de ferimentos, planimetria digital

Resumo

Este trabalho surge no contexto do projeto Cicatribio, iniciado em 2018, que investiga o uso do látex da mangabeira (Hancornia speciosa) no tratamento de ferimentos. Propõe-se uma solução automatizada para a detecção de ferimentos em imagens obtidas a partir de um aplicativo para dispositivos móveis. Imagens de ferimentos foram coletadas e anotadas para criar um conjunto de dados de treinamento que teve sua quantidade de imagens aumentada pelo uso da técnica de data augmentation. Foi utilizado o algoritmo de aprendizado de máquina YOLO para treinar o modelo de detecção de objetos, utilizado para identificar a presença dos ferimentos a fim de proporcionar o bom funcionamento do processo de estimativa do tamanho da ferida presente no aplicativo. Os resultados mostram que o modelo foi capaz de obter valores acima de 99% nas métricas de precisão, recall e mAP50, demonstrando consistência e coerência na detecção da presença dos ferimentos em imagens.

Traditional invasive methods are replaced by an AI-based system that detects skin wounds in images, functionally validated on real cases.

Downloads

Publicado

25-06-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Como Citar

Detecção de Ferimentos Cutâneos a Partir de Imagens com o Auxílio de Inteligência Artificial. (2025). Revista Ifes Ciência , 11(1), 18. https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3019

Artigos Semelhantes

121-130 de 369

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.