UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2438Palavras-chave:
produto educacional, cinética química, aprendizagem significativa, sequência didáticaResumo
Este artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se aplica um material didático potencialmente significativo, focado no ensino de Cinética Química. A Sequência Didática contextualizou práticas de baixo custo para sua execução, envolvendo a técnica Predizer, Observar e Explicar (P.O.E) com o recurso tecnológico podcast como meio orientador das práticas. O público participante foram duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. A análise de dados realizou-se por meio da coleta de questionários e mapas conceituais iniciais e finais. Os resultados indicam uma ampliação na estrutura cognitiva dos alunos que foram capazes de delinear os conceitos-chave da matéria de ensino a partir de vídeo instrucional, os quais puderam ser aprofundados a partir das práticas experimentais. O sucesso da proposta fica claro com a construção dos dois mapas conceituais propostos: um anterior à realização das atividades e outro posterior, demonstrando apropriação do conhecimento por parte dos alunos. A técnica P.O.E, aliada às atividades experimentais situa o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, bem como mobiliza a disposição para aprender.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).