UM RETRATO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO NA MICRORREGIÃO CENTRO-OESTE DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i2.1132Palavras-chave:
ciência, tecnologia, inovação, economia regional, Espírito Santo.Resumo
Diferentemente do sistema educacional, em que os Governos são responsáveis pela oferta, na CT&I o papel do Estado é a promoção de meios para que ela seja desenvolvida, facilitando e estimulando o seu desenvolvimento e isso é feito por meio do Sistema Nacional de CT&I. Entretanto, apesar de a estrutura organizacional ser condição necessária para a promoção da CT&I, ela não é suficiente: as instituições envolvidas precisam articular o seu funcionamento, estabelecendo as prioridades, pautando as linhas de pesquisa, buscando financiamento e recursos humanos para a realização dos estudos e pesquisas. Partindo desta estrutura da CT&I e à luz do desenvolvimento regional da CT&I, este artigo tem como objetivo apresentar as evidências sobre a situação atual da CT&I na microrregião centro-oeste do Espírito Santo. A análise das instituições, grupos de pesquisa, temas de estudo e disponibilidade de recursos demonstrou que a CT&I está presente, mas em ilhas de conhecimento, isto é, centralizada em algumas instituições e com baixa articulação com outros atores que são parte do sistema, resultando em baixa interação, com limitadas fontes de financiamento externas, divulgação de resultados em nichos e núcleos locais e pouco diálogo entre as instituições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).