DESIGUALDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA MICRORREGIÃO CENTRO-OESTE DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i2.1164Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Social, Desigualdade, PobrezaResumo
O mundo possui uma opulência sem precedentes na história da humanidade e, ao mesmo tempo, convive-se com uma série de desafios antigos, tais como fome, doenças, carência de oportunidades e acirramento das desigualdades, os quais ainda não foram superados. Este artigo analisa as questões referentes à desigualdade e à pobreza na Microrregião Centro-Oeste do Espírito Santo. Em termos metodológicos, são analisados os indicadores de desenvolvimento humano, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) para todos os municípios da Microrregião, os dados do CadÚnico, bem como o hiato médio de pobreza e de extrema pobreza. As análises desses indicadores são complementadas com entrevistas realizadas junto a moradores e a lideranças locais. Os principais resultados mostram que, apesar de se ter observado uma elevação nos indicadores de desenvolvimento humano na Microrregião nos últimos anos, em todas as variáveis que compõem tais indicadores há uma desigualdade latente entre os municípios, especialmente nos quesitos educação e renda. Dadas as desigualdades existentes entre os municípios e o agravamento da situação de vulnerabilidade social decorrentes da pandemia de Covid-19, as ações necessárias para combater a desigualdade, em todas as suas faces, eliminar a pobreza e garantir condições de vida mais dignas para a população devem ser muito mais efetivas e desafiadoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).