UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA FORMAÇÂO PARA O TRABALHO NO CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS CASTANHAL – IFPA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i1.913Palavras-chave:
Curso técnico integrado ao ensino médio, Função social da formação profissional, Ensino integradoResumo
O trabalho analisa a concepção sobre a função social da formação profissional no curso Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. O estudo partiu de uma revisão bibliográfica sobre politecnia e trabalho como princípio educativo, do comparativo dos projetos pedagógicos do curso de 2017 e 2019 e de suas experiências neste campus. Os cursos técnicos oferecidos pelos institutos federais (IFs) deveriam assegurar uma formação holística que possibilitasse o diálogo entre trabalho e educação, que integrasse ciência, tecnologia e cultura e que tivesse no trabalho um princípio educativo. Mas, os resultados revelam uma dualidade de concepções da função social da formação para o trabalho. Por um lado há um entendimento tecnicista e por outro a integração de conhecimentos. Esta dualidade implica em tensionamentos nas relações cotidianas entre professores, hierarquização dos conhecimentos, cisão do saber e formação parcial dos estudantes, aspectos que contrariam a função social dos IFs.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Felipe Garcia Passos, Josiane Costa Almeida, Reinaldo Eduardo da Silva Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.