UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA FORMAÇÂO PARA O TRABALHO NO CURSO TÉCNICO DE AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS CASTANHAL – IFPA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i1.913Palavras-chave:
Curso técnico integrado ao ensino médio, Função social da formação profissional, Ensino integradoResumo
O trabalho analisa a concepção sobre a função social da formação profissional no curso Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. O estudo partiu de uma revisão bibliográfica sobre politecnia e trabalho como princípio educativo, do comparativo dos projetos pedagógicos do curso de 2017 e 2019 e de suas experiências neste campus. Os cursos técnicos oferecidos pelos institutos federais (IFs) deveriam assegurar uma formação holística que possibilitasse o diálogo entre trabalho e educação, que integrasse ciência, tecnologia e cultura e que tivesse no trabalho um princípio educativo. Mas, os resultados revelam uma dualidade de concepções da função social da formação para o trabalho. Por um lado há um entendimento tecnicista e por outro a integração de conhecimentos. Esta dualidade implica em tensionamentos nas relações cotidianas entre professores, hierarquização dos conhecimentos, cisão do saber e formação parcial dos estudantes, aspectos que contrariam a função social dos IFs.
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