MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fabiana A. M. Reisch
  • Marcos B. L. Dalmau UFSC

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.609

Palavras-chave:

ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa.

Biografia do Autor

  • Fabiana A. M. Reisch

    Mestre do Programa de Pós - Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

  • Marcos B. L. Dalmau, UFSC

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU/UFSC

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSC

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(1), 102-131. https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.609

Artigos Semelhantes

31-40 de 165

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.