MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fabiana A. M. Reisch
  • Marcos B. L. Dalmau UFSC

Palavras-chave:

ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa.

Biografia do Autor

Fabiana A. M. Reisch

Mestre do Programa de Pós - Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Marcos B. L. Dalmau, UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU/UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSC

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

A. M. Reisch, F., & B. L. Dalmau, M. (2021). MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(1), 102-131. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609