Contribuições de um vídeo para as percepções e vivência dos estudantes nos espaços democráticos do IFSP
Palavras-chave:
Educação profissional, Vídeo educacional, Meios de comunicação e educaçãoResumo
A presente pesquisa teve por objetivo investigar se a utilização do vídeo “IFSP: UMA VIVÊNCIA PARA A DEMOCRACIA” poderia contribuir para a percepção dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Catanduva, sobre a existência de espaços democráticos de participação discente na instituição, assim como a importância dessa participação para a sua formação. O vídeo é um produto educacional elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado, voltado ao ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Foi apresentado aos estudantes dos últimos anos dos cursos de Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores, em Química e em Mecatrônica e avaliado pelos mesmos de acordo com os cinco componentes de análise propostos por Ruiz et al (2014): atração, compreensão, envolvimento, aceitação e mudança de ação. Seguindo uma abordagem qualitativa e quantitativa em Educação; utilizou-se questionário e grupo focal como instrumento de coleta das informações para a pesquisa, complementado com uma análise descritiva dos dados. Os resultados demonstraram que o vídeo contribuiu para os objetivos propostos por ser um material que desperta nos estudantes o interesse em conhecer os espaços democráticos devido aos aspectos positivos apresentados pelos entrevistados como a dinamicidade e o protagonismo juvenil. Entretanto, identificou-se que em algumas situações o vídeo não conseguiria fomentar a participação discente quando estas não se relacionavam à falta de informação. Portanto, é importante considerar a utilização do vídeo, seja pela gestão ou pelos servidores, como uma ferramenta alternativa de divulgação dos meios de participação democráticos da instituição.
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Copyright (c) 2022 Rafaela Gandolfi Franzini, Márcio José dos Reis
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