PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O NOTÓRIO SABER

DESAFIOS E ENTRAVES PARA O RESGATE DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.535

Palavras-chave:

Trabalho docente, proletarização, precarização, notório saber

Resumo

Busca compreender os impactos do notório saber nos processos de precarização do trabalho docente, a partir das transformações do mundo do trabalho e a consequente desvalorização da condição do trabalhador. Caracteriza as categorias proletarização, precarização e notório saber considerando as relações que estabelecem entre si. Explicita algumas razões que explicam os motivos que levam o notório saber a ser um componente importante do processo de precarização do trabalho docente e indica alguns pressupostos filosóficos para sua defesa como instrumento a serviço do ensino profissional. Conclui que a desvalorização do trabalho não acomete apenas os trabalhadores da educação e que o notório saber, tendo sido apropriado por forças conservadoras, tem sido utilizado para relativizar a importância da formação específica dos professores.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

Alves, U. A. ., Silva, D. A. da, Leite, B. R. ., Silva, R. Z. R. da ., & SILVA, C. N. N. (2020). PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O NOTÓRIO SABER: DESAFIOS E ENTRAVES PARA O RESGATE DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(2), 62-79. https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.535