PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O NOTÓRIO SABER

DESAFIOS E ENTRAVES PARA O RESGATE DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.535

Palavras-chave:

Trabalho docente, proletarização, precarização, notório saber

Resumo

Busca compreender os impactos do notório saber nos processos de precarização do trabalho docente, a partir das transformações do mundo do trabalho e a consequente desvalorização da condição do trabalhador. Caracteriza as categorias proletarização, precarização e notório saber considerando as relações que estabelecem entre si. Explicita algumas razões que explicam os motivos que levam o notório saber a ser um componente importante do processo de precarização do trabalho docente e indica alguns pressupostos filosóficos para sua defesa como instrumento a serviço do ensino profissional. Conclui que a desvalorização do trabalho não acomete apenas os trabalhadores da educação e que o notório saber, tendo sido apropriado por forças conservadoras, tem sido utilizado para relativizar a importância da formação específica dos professores.

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Publicado

30-08-2020

Como Citar

ALVES, Ursulina Ataide; SILVA, Daniel Alves da; LEITE, Belchior Ribeiro; SILVA, Raphael Zenas Rocha da; SILVA, CLAUDIO NEI NASCIMENTO. PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O NOTÓRIO SABER: DESAFIOS E ENTRAVES PARA O RESGATE DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 62–79, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4i2.535. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/535.. Acesso em: 26 dez. 2024.

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