PARA ALÉM DA SALA DE AULA:

TEMPOS DE TRABALHO DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

Autores

  • Danilo Herbert Queiroz Martins Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá
  • Tania Ludmila Dias Tosta Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1061

Palavras-chave:

trabalho docente, tempos sociais, Institutos Federais, educação profissional

Resumo

Este artigo visa a análise do tempo de trabalho dos docentes da educação profissional e tecnológica, destacando aqueles não contabilizados nos registros formais, abordando uma breve análise sobre os tempos de trabalho, seus registros oficiais e a dificuldade de demarcação de fronteiras entre tempos de trabalho e de não trabalho. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT/Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, através de questionário eletrônico e entrevistas semiestruturadas com professores da instituição. Verificou-se a existência de tempos de trabalho não são contabilizados em suas jornadas, sendo que muitas vezes estão entrelaçadas com outras temporalidades.

Biografia do Autor

  • Danilo Herbert Queiroz Martins, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá

    Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ciência Política – UFPE. Bacharel em Administração – UFMT. Professor no Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá.

  • Tania Ludmila Dias Tosta, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Sociologia – UnB. Graduada em Ciências Sociais – UnB. Professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

QUEIROZ MARTINS, Danilo Herbert; DIAS TOSTA, Tania Ludmila. PARA ALÉM DA SALA DE AULA:: TEMPOS DE TRABALHO DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 40–54, 2022. DOI: 10.36524/profept.v6i2.1061. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1061.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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