O DESAFIO DA DEMOCRATIZAÇÃO

o desenvolvimento de uma Guia de Acesso como estratégia de orientação para melhorar o acesso ao IFRS campus Bento Gonçalves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.485

Palavras-chave:

Rede federal de educação tecnológica, Processo seletivo, Democratização da educação

Resumo

A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a criação dos Institutos Federais, ampliou significativamente os cursos e vagas ofertadas, o que contrasta, por vezes, com a dificuldade na ocupação dessas vagas e com processos seletivos cada vez mais disputados que, devido às avaliações meritocráticas, acabam excluindo muitas vezes os estudantes pobres, provenientes da escola pública. Percebe-se que existe muita complexidade nos processos seletivos, com editais pouco acessíveis e compreensíveis pelos estudantes, os quais, muitas vezes, não entendem o sistema de ingresso e também pouco compreendem o sistema de reserva de vagas para o ensino público. A presente pesquisa buscou desenvolver um produto educacional para melhorar o sistema de ingresso no IFRS campus Bento Gonçalves, contribuindo para que o acesso pleno se efetive e promova uma maior inclusão de estudantes oriundos da escola pública na Instituição. O estudo realizado foi qualitativo, de cunho exploratório, sendo delimitado ao IFRS campus Bento Gonçalves. O produto educacional desenvolvido (Guia de Acesso), material textual e interativo conforme classificação da Área de Ensino da CAPES, foi aplicado no processo seletivo de 2019/1 do referido campus. A avaliação do produto demonstrou que o Guia apresenta uma orientação mais didática, clara e objetiva, facilitando a compreensão do processo seletivo por parte dos estudantes candidatos, contribuindo para aperfeiçoar a divulgação sobre as modalidades de acesso e de seleção, das opções de curso ofertadas pelo IFRS, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo processo seletivo do IFRS.

Biografia do Autor

  • Tiago Ambrosini, IFRS

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre (2019). Especialista em Educação Profissional integrada a Educação Básica, na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves (2011). Possui Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS (2005). Atualmente é técnico em assuntos educacionais no IFRS Campus Bento Gonçalves.

  • Clarice Monteiro Escott

    Possui graduação em Pedagogia Magistério pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Pedagogia Or. Educacional - complementação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Estudos em Educação e Inovação (IFRS) e Grupo de Pesquisa em Inovação e Avaliação (UFRGS). É docente do quadro permanente de docentes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFES/ IFRS - campus Porto Alegre, do qual é Coordenadora. Atua principalmente nos seguintes temas: inovação, currículo, tecnologia, educação profissional técnica e tecnológica, políticas públicas, gestão, avaliação institucional e avaliação educacional.

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Publicado

06-04-2020

Como Citar

O DESAFIO DA DEMOCRATIZAÇÃO: o desenvolvimento de uma Guia de Acesso como estratégia de orientação para melhorar o acesso ao IFRS campus Bento Gonçalves. (2020). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(1), 44-70. https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.485

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