LIBERAL OU PROGRESSISTA? A INFLUÊNCIA DAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NO REGULAMENTO DA CONDUTA DISCENTE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Autores

  • Alysson Christiano Primor instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau
  • Leandro Marcos Salgado Alves instituto Federal Catarinense - Campus Araquari
  • Helena Flávia de Mello Pistune

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.1317

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, tendências pedagógicas, regulamento escolar, sociopolítica, formação integral

Resumo

Neste artigo discutem-se as influências das tendências educacionais liberais e progressistas sobre o Regulamento da Conduta Discente do Instituto Federal Catarinense. Trata-se de pesquisa qualitativa, que utiliza o método dialético de análise, orientada pelos trabalhos de Saviani, Libâneo e Sobrinho; complementada por análises textuais elaboradas pelo software Iramuteq. Após investigar-se o percurso da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, conhecendo-se alguns de seus objetivos e características, conclui-se que que o documento analisado apresenta conteúdos que ora se alinham a concepções liberais, ora se alinham a concepções progressistas de educação, contribuindo tanto para modelar a conduta dos discentes quanto para a formação integral dos mesmos.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

PRIMOR, Alysson Christiano; ALVES, Leandro Marcos Salgado; PISTUNE, Helena Flávia de Mello. LIBERAL OU PROGRESSISTA? A INFLUÊNCIA DAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NO REGULAMENTO DA CONDUTA DISCENTE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 117–134, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8i3.1317. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1317.. Acesso em: 1 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 185

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.