LIBERAL OU PROGRESSISTA? A INFLUÊNCIA DAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NO REGULAMENTO DA CONDUTA DISCENTE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.1317Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, tendências pedagógicas, regulamento escolar, sociopolítica, formação integralResumo
Neste artigo discutem-se as influências das tendências educacionais liberais e progressistas sobre o Regulamento da Conduta Discente do Instituto Federal Catarinense. Trata-se de pesquisa qualitativa, que utiliza o método dialético de análise, orientada pelos trabalhos de Saviani, Libâneo e Sobrinho; complementada por análises textuais elaboradas pelo software Iramuteq. Após investigar-se o percurso da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, conhecendo-se alguns de seus objetivos e características, conclui-se que que o documento analisado apresenta conteúdos que ora se alinham a concepções liberais, ora se alinham a concepções progressistas de educação, contribuindo tanto para modelar a conduta dos discentes quanto para a formação integral dos mesmos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alysson Christiano Primor, Leandro Marcos Salgado Alves, Helena Flávia de Mello Pistune

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.