FORMAÇÃO NO E PARA O TRABALHO

Autores

  • Sandra Soares Della Fonte

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.383

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho, Formação Humana, Marx

Resumo

Tendo em vista a proposta de alinhamento conceitual do ProfEPT, destaca-se a contribuição de Marx quanto à relação entre formação humana e trabalho. Esse autor apresenta o trabalho como uma ação que instaura relações do ser humano com a natureza e com outros seres humanos. O trabalho representa, assim, um agir formativo sob relações historicamente determinadas. Quando analisa as formas da produção no capitalismo, Marx aponta que o trabalho explorado engendra uma formação unilateral. Contudo, a produção mecanizada traz gérmens não apenas de uma formação omnilateral, mas também de uma educação do futuro que articula educação intelectual, física/estética e tecnológica a partir dos interesses dos trabalhadores. Desde seu estabelecimento em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm ensaiado, em meio a contradições diversas, experiências nesse horizonte políticopedagógico. Por essa razão, podem apresentar-se como agente importante na defesa da frágil, mas necessária perspectiva de educação integrada.

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Publicado

15-12-2018

Como Citar

SOARES DELLA FONTE, Sandra. FORMAÇÃO NO E PARA O TRABALHO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 6–19, 2018. DOI: 10.36524/profept.v2i2.383. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383.. Acesso em: 15 jan. 2025.

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