ASPECTOS GERAIS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Luiz Gustavo da Silva Bispo Andrade
  • Juliane dos Santos
  • Lucas Antonio Feitosa de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.378

Palavras-chave:

Educação Marxista, Pedagogia Transformadora, Ensino Crítico

Resumo

Neste artigo buscou-se elaborar um quadro geral sobre os pontos substanciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Desenvolvida pelo filósofo e educador Dermeval Saviani (1943-), a Pedagogia Histórico-Crítica assenta-se na proposta de contextualização do saber sistematizado à realidade da prática social. Partindo-se de uma perspectiva sincrética do conhecimento, pretende-se chegar ao concreto pensado através de procedimentos que envolvam a problematização e a instrumentalização teórico-prática onde os alunos, com a mediação do professor, entrarão em contato com o saber construído historicamente, objetivando-se, ao fim, a conversão desses alunos em agentes ativos da transformação social. Neste artigo, mediante levantamento bibliográfico composto majoritariamente por autores marxistas, foram descritos três dos principais pilares da Pedagogia Histórico-Crítica: o trabalho, compreendido como princípio da educação; o materialismo histórico-dialético, entendido como uma abordagem específica para essa pedagogia e para a interpretação do real; e a síntese, concebida como objetivo e finalidade da Pedagogia Histórico-Crítica, a ser obtida através da perspectiva analítica da realidade.

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Publicado

15-06-2019

Como Citar

GUSTAVO DA SILVA BISPO ANDRADE, Luiz; DOS SANTOS, Juliane; ANTONIO FEITOSA DE JESUS, Lucas. ASPECTOS GERAIS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 71–86, 2019. DOI: 10.36524/profept.v3i1.378. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/378.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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