ABANDONO, EVASÃO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTADO DA ARTE DE 2015 A 2019

Autores

  • Salomão Lindoso de Souza IFPR
  • Alysson Ramos Artuso IFPR

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i1.950

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Pesquisa e transformação social

Resumo

Com o objetivo de apresentar o estado da arte sobre abandono, evasão, permanência e êxito (AEPE) na educação profissional e tecnológica (EPT), buscou-se estimar quanto da produção acadêmica se ocupa de ações de enfrentamento ao abandono escolar. Foram selecionados 226 resumos do catálogo de teses e dissertações da Capes, agrupados em categorias conforme apresentassem ou não características de propor, implantar ou analisar ações, entre outros critérios. Cerca de 60% das pesquisas que abordaram a temática AEPE na EPT contemplavam análises, propostas ou implantação de ações. Constatou-se também a prevalência de estudos que privilegiaram a compreensão e transformação de realidades locais. Por fim, embora o número de pesquisas ainda seja relativamente discreto, há um crescente repertório de ações relatadas que, uma vez disseminadas, podem inspirar e subsidiar iniciativas semelhantes.

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Publicado

28-05-2022

Como Citar

LINDOSO DE SOUZA, Salomão; RAMOS ARTUSO, Alysson. ABANDONO, EVASÃO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTADO DA ARTE DE 2015 A 2019. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 135–149, 2022. DOI: 10.36524/profept.v6i1.950. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/950.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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