ABANDONO, EVASÃO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTADO DA ARTE DE 2015 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i1.950Palavras-chave:
Educação, Ensino Médio, Pesquisa e transformação socialResumo
Com o objetivo de apresentar o estado da arte sobre abandono, evasão, permanência e êxito (AEPE) na educação profissional e tecnológica (EPT), buscou-se estimar quanto da produção acadêmica se ocupa de ações de enfrentamento ao abandono escolar. Foram selecionados 226 resumos do catálogo de teses e dissertações da Capes, agrupados em categorias conforme apresentassem ou não características de propor, implantar ou analisar ações, entre outros critérios. Cerca de 60% das pesquisas que abordaram a temática AEPE na EPT contemplavam análises, propostas ou implantação de ações. Constatou-se também a prevalência de estudos que privilegiaram a compreensão e transformação de realidades locais. Por fim, embora o número de pesquisas ainda seja relativamente discreto, há um crescente repertório de ações relatadas que, uma vez disseminadas, podem inspirar e subsidiar iniciativas semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Salomão Lindoso de Souza, Alysson Ramos Artuso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.