O TRABALHO DOMÉSTICO E O ENSINO PROFISSIONAL:

concepções de alunos do ensino técnico subsequente sobre trabalho

Autores

  • Marília Gabriela Bueno Diogo Moreti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Lerice de Castro Garzoni IFSULDEMINAS
  • Luciana de Abreu Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.2391

Palavras-chave:

Trabalho Doméstico, Crítica feminista, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o conceito de trabalho doméstico e sua relação com Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto dos cursos técnicos subsequentes em Administração e Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas. Tendo em vista a crítica feminista sobre a definição marxista de trabalho, buscou-se compreender como os conceitos de trabalho e trabalho doméstico são elaborados por alunas e alunos em formação profissional nessa modalidade de ensino. Para isso, foram realizadas duas etapas de coletas de dados. Em um primeiro momento, houve a aplicação de um questionário fechado com a participação de trinta e três discentes. Posteriormente, foi feita entrevista com seis estudantes, sendo três mulheres e três homens. A análise do material coletado demonstrou falta de consenso e perspectiva pouco crítica sobre a definição de trabalho, concepções contraditórias sobre o conceito de trabalho doméstico e os impactos das socializações diferenciais de homens e mulheres. A abordagem da temática em ambiente de formação profissional causa estranhamento e incômodo no público masculino, como se não tivesse relação alguma com sua inserção nos mundos do trabalho, o que contrasta com as concepções do público feminino.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

MORETI, Marília Gabriela Bueno Diogo; DE CASTRO GARZONI, Lerice; NASCIMENTO, Luciana de Abreu. O TRABALHO DOMÉSTICO E O ENSINO PROFISSIONAL:: concepções de alunos do ensino técnico subsequente sobre trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 17–36, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8i3.2391. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2391.. Acesso em: 2 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 187

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.