O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA:

AS POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Maria José de Resende Ferreira IFES
  • Aldo Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória
  • Edna Castro de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Vitória
  • Vanessa Gomes Ferreira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.1937

Palavras-chave:

cidadania, formação cidadã, ensino médio integrado, curso técnico

Resumo

O artigo analisa as concepções acerca do conceito de Cidadania, explicitadas por educadores e educandos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Fundamentou-se nos estudos das áreas de conhecimento Trabalho e Educação e Sociologia da Educação. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com apresentação de estudo de caso. O locus foi um dos campi do Ifes; docentes e discentes do referido curso constituíram os sujeitos da pesquisa. Empregaram-se, na produção dos dados, as técnicas de entrevista e de questionário semiestruturado. As informações obtidas foram analisadas à luz dos pressupostos da análise do conteúdo e das orientações da triangulação dos dados. Os resultados apontam que as concepções de Cidadania apresentadas pelos sujeitos da pesquisa pautam-se no conhecimento de direitos e deveres, acepção reduzida do termo. Uma escuta mais qualificada revelou, também, que boa parte dos sujeitos aprofundou o conceito, desvelando, portanto, compreensões e inferências que sinalizam a importância da educação cidadã, em interlocução com a formação integral.

Biografia do Autor

  • Aldo Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória

    Pós-doutorando na área de educação, UFES; Doutor em Planejamento Urbano e Regional-UFRJ; Mestre em Geografia-UFES; Mestre na área de Ciências Sociais: (turismo e hospitalidade) Universidade Anhembi Morumbi-SP; Especialista em Planejamento Educacional-Universo-RJ; Graduado em Geografia e História - PUC/MG e Faculdade de Ciências Humanas de Vitória. Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT; Professor e coordenador de curso técnico integrado, IFES-Campus Vitória; Coordenador do programa de extensão do Proeja, campus Vitória-ES; Pesquisador na área de turismo, subárea de geografia urbana, regional e cultural; Consultor e assessor técnico em programas e projetos urbanos e regionais.

  • Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Vitória

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 1974), mestrado em Educação pela UFES em 1988, doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (2005) e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é professora associada da UFES, integra a linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas do PPGE/CE/UFES. Compõe a coordenação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da UFES.É membra fundadora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo, criado em 1998. Tem se dedicado à pesquisa na formação de educadores de jovens e adultos, interface com as seguintes áreas: alfabetização, educação do campo, educação profissional, políticas públicas e movimentos sociais.

  • Vanessa Gomes Ferreira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Graduada em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2020) e graduação em Enfermagem - Pitágoras Campus Linhares (2009). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Ifes (2020). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

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Publicado

07-10-2025

Como Citar

FERREIRA, Maria José de Resende; REZENDE, Aldo; CASTRO DE OLIVEIRA, Edna; GOMES FERREIRA DOS SANTOS, Vanessa. O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: : AS POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO INTEGRAL. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 67–84, 2025. DOI: 10.36524/profept.v9i1.1937. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1937.. Acesso em: 8 out. 2025.

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