ENTRE-TEXTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E SUAS EXPRESSÕES NO IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.550Resumo
Este texto propõe reflexão sobre as políticas públicas de formação de leitores promovidas pelo Estado brasileiro no âmbito do Ministério da Educação e as formas de replicação dessas políticas nacionais no Campus Porto Velho Calama e busca, ainda, avaliar as experiências e dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio da referida unidade educacional. Pautou-se em abordagem qualitativa, inserindo-se no campo da pesquisa educacional. Envolveu procedimentos da pesquisa de campo e da pesquisa documental e seu recorte empírico foi o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Quanto à natureza configura-se como Pesquisa Básica e quanto aos objetivos, como Pesquisa Explicativa. No que diz respeito aos procedimentos utilizados, caracteriza-se como Pesquisa Educacional (GIL, 2008; FAZENDA, 2000). O estudo contribui com dados atualizados sobre os desafios da formação de leitores no IFRO
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