FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v7i2.1501Palavras-chave:
Expectativas de sucesso escolar e profissional, expectativas de sucesso escolar e profissional;fatores de risco e de proteção à saúde mental; educação profissional e tecnológica, Educação profissional e tecnológicaResumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de caráter qualitativo em curso, cujo objetivo foi investigar as expectativas de sucesso escolar e profissional e sua relação com o sofrimento e adoecimento emocional dos estudantes do terceiro ano da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM na modalidade integrada. O instrumento utilizado para coleta de dados foi questionário semiestruturado, aplicado de forma online. Os dados coletados foram interpretados pelo método de análise de conteúdo em Bardin, através desta foram elaboradas três categorias. Contudo, iremos apresentar uma das categorias, relacionada aos fatores de risco e de proteção à saúde mental, a partir das respostas dos estudantes nos questionários aplicados em diálogo com a literatura. Identificamos que os estudantes são atravessados por inúmeros fatores como: bullyling, questões de gênero na escolha dos cursos, pressão familiar e expectativas em relação ao mercado de trabalho que podem afetar a saúde mental e por isso se faz necessário a ampliação de espaços que discutam esta temática e ultrapassem os muros da escola, reduzindo assim os fatores de risco e fortalecendo os fatores de proteção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.