A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:

PERCEPÇÕES CURRICULARES DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

  • Fabiana Alves Silva IFRO
  • Alexandre Santos de Oliveira Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i2.1305

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Educação Física, Ensino médio integrado, Institutos Federais

Resumo

O presente estudo foi suscitado durante os estudos de pós-graduação desenvolvidos pela autora. O objetivo geral desse estudo consiste em: Compreender como o componente curricular Educação Física vem sendo desenvolvido no ensino médio integrado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Concluímos que a Educação Física na EPT se configura como um componente curricular voltado para a promoção da saúde, e o esporte é o conteúdo mais utilizado para atingir esse objetivo.  Entendemos que é válido utilizar a Educação Física enquanto política pública voltada para a atenção à saúde. No entanto, compreendemos que esse componente curricular pode exercer um papel de maior importância ao incrementar debates com as esferas política, histórica, cultural, social e econômica, uma vez que a cultura corporal foi moldada a partir dessas imbricações.

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Publicado

18-02-2025

Como Citar

SILVA, Fabiana Alves; OLIVEIRA, Alexandre Santos de. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: PERCEPÇÕES CURRICULARES DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 86–101, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8i2.1305. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1305.. Acesso em: 2 ago. 2025.

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