O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE:

UM ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES DO CICLO DE AVALIAÇÃO DA QUADRIENAL 2017-2020 DA CAPES

Autores

  • Juliane dos Santos Instituto Federal de Sergipe
  • Lucas Antonio Feitosa de JESUS INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
  • Maria Silene da Silva INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.1149

Palavras-chave:

ProfEPT, pós-graduação, focos temáticos, objetos de estudo, interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo deste artigo foi mapear os conteúdos e as potenciais interdisciplinaridades que se expressam nas 35 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju (ProfEPT/IFS). Para isso, buscou-se apresentar quais são os objetos de estudo e focos temáticos mais recorrentes, se esses objetos e focos privilegiam a integração de seus assuntos com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quais são os principais aspectos teórico-metodológicos evidenciados nas dissertações e se, porventura, há lacunas temáticas que mereçam maior atenção em pesquisas futuras. Trata-se de um artigo constituído mediante pesquisa exploratória, bibliográfica e de caráter qualitativo, que se valeu das 35 dissertações produzidas no ProfEPT do IFS, durante o período contabilizado para avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise demonstrou que há potenciais interdisciplinaridades entre os estudos desenvolvidos; que eles privilegiam a integração de seus conteúdos com a EPT; e que as pesquisas desenvolvidas oferecem contribuições significativas para os processos de ensino-aprendizagem no contexto da educação básica e profissional, tanto em espaços formais quanto não-formais de ensino.

Biografia do Autor

  • Juliane dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (2018-2020). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (2012-2017). Pós-graduanda em Gestão em Serviço Social pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Assistente Social na Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) da Prefeitura Municipal de Laranjeiras/SE. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão Social e Movimento Social (GETEQ/UFS/ CNpq). 

  • Lucas Antonio Feitosa de JESUS , INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

    Graduado em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Filosofia pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Possui experiência de atuação e pesquisa em Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia da Informação Verde. Atualmente é funcionário público federal concursado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), exercendo suas funções como técnico-administrativo em educação no IFS Campus Socorro. 

  • Maria Silene da Silva , INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas (1991), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular, área de concentração Fisiologia, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010), com doutorado sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, atuando nos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS), do qual atualmente é coordenadora local. Atua como pesquisadora nas áreas de Ensino, Etnobotânica e Etnofarmacologia de plantas medicinais.

Downloads

Publicado

07-10-2025

Como Citar

SANTOS, Juliane dos; JESUS , Lucas Antonio Feitosa de; SILVA , Maria Silene da. O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE:: UM ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES DO CICLO DE AVALIAÇÃO DA QUADRIENAL 2017-2020 DA CAPES. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 101–119, 2025. DOI: 10.36524/profept.v9i1.1149. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1149.. Acesso em: 8 out. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 201

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.