O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE:
UM ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES DO CICLO DE AVALIAÇÃO DA QUADRIENAL 2017-2020 DA CAPES
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.1149Palavras-chave:
ProfEPT, pós-graduação, focos temáticos, objetos de estudo, interdisciplinaridadeResumo
O objetivo deste artigo foi mapear os conteúdos e as potenciais interdisciplinaridades que se expressam nas 35 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju (ProfEPT/IFS). Para isso, buscou-se apresentar quais são os objetos de estudo e focos temáticos mais recorrentes, se esses objetos e focos privilegiam a integração de seus assuntos com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quais são os principais aspectos teórico-metodológicos evidenciados nas dissertações e se, porventura, há lacunas temáticas que mereçam maior atenção em pesquisas futuras. Trata-se de um artigo constituído mediante pesquisa exploratória, bibliográfica e de caráter qualitativo, que se valeu das 35 dissertações produzidas no ProfEPT do IFS, durante o período contabilizado para avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise demonstrou que há potenciais interdisciplinaridades entre os estudos desenvolvidos; que eles privilegiam a integração de seus conteúdos com a EPT; e que as pesquisas desenvolvidas oferecem contribuições significativas para os processos de ensino-aprendizagem no contexto da educação básica e profissional, tanto em espaços formais quanto não-formais de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliane dos Santos, Lucas Antonio Feitosa de JESUS , Maria Silene da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.